Dicas do Mestre

A COR

Cor-luz ou luz colorida - é a radiação luminosa visível que tem como síntese aditiva a luz branca. Sua melhor expressão é a luz solar, por reunir de forma equilibrada todos os matizes existentes na natureza.

Cor-pigmento - é a substância material que, conforme sua natureza, absorve, refrata e reflete os raios luminosos componentes da luz que se difunde sobre ela. O que faz com que chamemos um corpo de verde é a sua capacidade de absorver quase todos os raios luminosos e refletir apenas o verde. As cores pigmento são as substâncias corantes que fazem parte do grupo das cores químicas. Essas substâncias tentam imitar os fenômenos de luz e cor. Seu processo de mistura é por síntese subtrativa.

CLASSIFICAÇÃO DAS CORES


A cor é composta por três elementos estruturais:

1)      MATIZ: diferença entre uma cor e outra, como vermelho, amarelo, azul. Comprimento de onda da cor
2)      LUMINOSIDADE: é o claro-escuro da cor, quando se adiciona branco ou preto a um matiz.
3)      SATURAÇÃO: é o grau de potencia da cor viva, forte e sólida, em relação à fraca, desbotada e meio transparente.

COR PRIMÁRIA - é cada uma das três cores que não podemos obter pela mistura de nenhuma outra. Misturadas em proporções variáveis, produzem todas as cores do espectro. Na cor luz são: vermelho, verde, azul-violetado. A mistura delas produz o branco, fenômeno chamado síntese aditiva. Na cor pigmento são o vermelho magenta, amarelo e azul. A mistura das três produz o preto cromático por síntese subtrativa.

COR SECUNDÁRIA - é a cor formada pela mistura de duas primárias. Na cor pigmento são: laranja (magenta+amarelo), verde (azul+amarelo), violeta (magenta + azul).

CORES TERCIÁRIAS - São obtidas misturando-se pigmentos de cores complementares misturando duas secundárias, são cinzas cromáticos, variação do preto cromático porque, nestas misturas, as três primárias são sempre usadas.
São muito importantes na harmonia de cor, pois são cores neutras, não criando contrastes com outras cores nem entre si. Não atraem tanta atenção como as primárias ou secundárias e muitas vezes não são percebidas à nossa volta.
Eles descansam o olho depois de um estimulo causado por um contraste, mantendo a harmonia da cor num quadro. Estas são as cores que predominam na natureza e na maioria dos objetos à nossa volta.

COR COMPLEMENTAR

O violeta é complementar do amarelo (roxo = azul + vermelho magenta)
O laranja é complementar do azul (laranja = amarelo + vermelho magenta)
O verde é complementar do vermelho magenta (verde = amarelo + azul)

FATORES QUE DETERMINAM A COR DOS CORPOS

           
  • A cor local (sua própria cor)
  • A cor tonal (luzes e sombras)
  • A cor ambiente (reflexos de outros corpos)

Esses três fatores podem ser modificados por:
  • A cor própria da luz
  • A intensidade da luz
  • A atmosfera interposta.
 A COR DA SOMBRA

 Cor própria + cor complementar + um pouco de azul
       

CONTRASTES

 As nossas cores são pobres comparadas com as cores e a luz da natureza. Para imitar o contraste real existente entre as cores da natureza, existem truques ou normas baseadas em leis sobre contraste entre tons e cores.

·         Contraste por tom      

·         Contraste por cor

  • Contraste entre cores opostas
  • Contraste por cor e tom

Alto contraste - Entre uma cor primária e sua cor complementar. Exemplo: magenta e ver de.
Alto contraste: Entre duas cores secundárias. Exemplo: laranja e roxo.
Médio contraste: Entre duas cores primárias. Exemplo: amarelo e azul.
Leve contraste: Entre urna cor primária e uma secundária (não a complementar) Exemplo: amarelo e laranja.

Existem dois fenômenos resultantes de contrastes entre tons ou entre cores:

Lei dos contrastes simultâneos

1-      Uma cor pálida resulta mais clara quanto mais escura é a cor que a rodeia
2-      Uma cor intensa resulta mais escura, quanto mais clara é a cor que a rodeia.
 Fenômeno das imagens sucessivas
Indução de cores complementares
Uma cor projeta sobre o matiz vizinho, por simpatia, a sua própria complementar.

 HARMONIA

Na sua definição, harmonia é a disposição bem ordenada das partes de um todo. Mas, como relacionar todas as cores misturadas que envolvem um quadro, de forma harmônica, que seja agradável à vista?
Primeiro devemos nos preocupar em definir a tendência cromática do quadro. Existem três tipos de gamas cromáticas que podem definir essa tendência:
1-      gama de cores quentes: são todas as misturas onde estão presentes predominantemente as cores quentes (vermelhos, amarelos e aquelas em que estas predominam), com ou sem o branco, incluindo as cores terra com tendência para o vermelho.
2-      gama de cores frias: são as misturas em que predominem as cores frias (azuis, verdes e cores em que eles predominem).
3-      Gama de cores temperadas: são também chamadas de cinzas cromáticos. São as misturas entre os pares de complementares, com ou sem o branco.

A predominância de uma dessas gamas não exclui a participação das outras. Uma gama de cores quentes, por exemplo, não exclui misturas com cores frias (presentes nas misturas para violeta e verdes amarelos). Isso é necessário para produzir sombras ou quebrar a intensidade de algumas cores excessivamente puras. Essas misturas frias não devem gerar conflito com a tendência quente, e sim matizar e enriquecer o quadro, permitindo pequenos contrastes e evitando a monotonia. O contraste permite realçar ou dramatizar a gama dominante.    
Dentro da tendência escolhida para compor o quadro, deve-se ter sempre uma cor dominante.

HARMONIZAÇÃO DE VALORES E TONS


Quando falamos em escalas de valores, estamos nos referindo a escalas sem cor, acromáticas, onde seus limites são o branco (luz) e o preto (ausência de luz). Já as escalas de tons são cromáticas.
Para harmonizar uma escala de valores deve-se ter três pontos de equilíbrio: o branco (máxima luminosidade), o preto (máxima obscuridade) e o cinza-médio (luminosidade intermediária). Este tem grande importância e beleza, tendo a função de quebrar os tons puros e criar uma ponte de ligação entre dois opostos (cinza neutro).

Obs: o cinza-neutro é o equilíbrio entre duas cores que se complementam, em proporções iguais.

Numa escala de tons e valores, as cores saturadas degradam-se no sentido do branco e rebaixam-se em direção ao preto.

 CINZAS CROMÁTICOS


As formas de se obter um cinza são:
a)      misturando preto com branco
b)     pela mistura das três cores primarias ou de pares de complementares

Este último é o cinza cromático e é o mais belo dos dois e o mais rico por ser formado por cores, enriquecendo e deixando a pintura mais vibrante. Ele pode ser misturado em proporções variáveis a uma cor qualquer, com a finalidade de rebaixar alguma cor que seja gritante.

Obs: o rebaixamento pela mistura com preto ou marrom só é valido nas cores escuras. Nas claras elimina-lhes toda a luminosidade, sujando-as. O rebaixamento pela cor complementar cria novas tonalidades, sempre belas, tanto para as cores claras quanto para as escuras.

 COMBINAÇÃO DAS CORES

Uma cor combina com outra por afinidade, semelhança, aproximação ou por contraste, dessemelhança, oposição.
Há três métodos para se conseguir equilíbrio entre uma dupla de cores:
1-      pela intensificação ou diminuição do tom de uma das cores, sem perda de sua crominância, ou seja, clareando ou escurecendo através das cores vizinhas (análogas) e não pelo preto ou branco. Exemplo: magenta-verde: mantendo o magenta puro e misturando o verde ou com azul para escurecer, ou com amarelo para clarear.
2-      Pela mistura com o branco (dessaturação) ou com o preto (rebaixamento). Neste caso há perda de crominância dos tons, tornando as cores acinzentadas, turvas.
3-      Pela utilização do tom de passagem: misturando as duas cores e fazendo uma intermediária

GAMAS DE HARMONIZAÇÃO

Princípios

A Natureza é o melhor exemplo de harmonização de cores. Nela existe sempre uma tendência luminosa que relaciona umas cores com outras e todas entre si. Observe uma paisagem ao entardecer. As cores do céu contagiam toda a paisagem, criando uma bela harmonia de cores.
O que devemos fazer é descobrir a tendência cromática do modelo que escolhemos pintar, obtendo o máximo de proveito artístico, ou se pretendemos criar algo, temos que imaginar qual tendência colorida devemos utilizar.
Para acharmos uma concordância de cores devemos trabalhar com gamas cromáticas.

1-       GAMA MELÓDICA: É constituída por uma só cor, degradada em diferentes tons, com intervenção do branco ou negro. Pode ser chamada também de monocromática.

OBS: utilize o preto pela mistura das três cores primárias, o preto cromático.
2-       GAMA HARMÔNICA SIMPLES: É constituída por uma cor dominante, acompanhada por três cores, de matiz oposto, formando um conjunto com novas colorações.  O branco e o preto podem intervir ou não nas misturas.

3-GAMA HARMÔNICA DE CINZAS POR MISTURA DE CORES COMPLEMENTARES

Constituída por dois pares de complementares, análogos entre si, com predomínio de dois da mesma gama sobre os restantes. Podem ser misturados com branco ou preto.
Ex: As duas dominantes são o vermelho alaranjado e o amarelo. Suas complementares são o azul ciano e o violeta, respectivamente.

4-GAMA HARMÔNICA DE CORES FRIAS
Constituídas essencialmente pelas cores verde claro, verde, verde esmeralda, azul ciano, azul ultramar, violeta púrpura e violeta. A dominante é o azul ciano.

5-GAMA HARMÔNICA DE CORES QUENTES
Constituída pelas cores violeta, vermelho magenta, vermelho carminado, vermelho alaranjado, laranja, amarelo e verde claro. A dominante é o vermelho alaranjado.

GAMA ASSONANTE

NA PRÁTICA

No momento de estudarmos a harmonização de cor num quadro devemos ter em mente:

1º - Estudar no modelo a própria tendência cromática apresentada pela própria natureza ou, se não tiver modelo, imaginar essa tendência.

2º - escolher, de acordo com a tendência a gama de harmonização mais adequada.

3º - Acentuar esta tendência, dramatizando-a para obter uma maior qualidade artística e expressiva.

Depois de se aprender tudo isto, o último estágio para o artista é criar um colorido harmonioso e agradável à vista e ao espírito, com ou sem contraste, que expresse melhor o tema.













Um comentário: